domingo, 25 de janeiro de 2015

Howth

Na sexta-feira, dia 02 de janeiro fomos conhecer a vila portuária de Howth. Pegamos o trem (dart) e chegamos no cais de Howth. São 15 km de Dublin.  Antonio Carlos nos conta que podemos ver as focas perto dos barcos ancorados na marina. O vento estava forte, muito frio. Gaivotas enfeitavam a paisagem com seus voos rasantes  na água.

Barcos ancorados na marina
Focas nadam próximo aos barcos, fazendo peripécias aos turistas

A cidade é simpática, com muitos  turistas, apesar do frio. Antigamente era vila de pescadores, hoje há uma área residencial  de luxo, é uma solução para morar longe da cidade.  Os vikins colonizaram esse local por volta de 819 da era cristã. Há muitas histórias.Pode-se visitar o Castelo de Howth, as ruínas da Igreja de St. Mary e fazer as trilhas pelos cliffs.

O nosso objetivo era caminhar até os cliffs, penhascos,  e tentar entrar na propriedade do farol. A Luciane e o Alessandro já tinham estado aqui há dois anos e nos guiaram.

Subimos pela estrada que dá na Igreja da Assunção e fomos subindo até avistarmos o porto lá em baixo.

Entramos em um espaço com ruínas de uma igreja  cemitério. São as ruínas de St. Mary.

Ruínas da igreja consagrada à Santa Maria, St. Mary, construída na segunda metade do século 14

Igreja da Assunção

Depois descobrimos que existem quatro trilhas, umas curtas e outras longas. Queríamos fazer a trilha mais longa na volta, esta contorna a montanha pela costa. Beleza indescritível, costas íngremes, ondas quebrando nas rochas, o oceano no horizonte e muitas pessoas pelas trilhas!

Vista dos penhascos

Lá em baixo, na praia, avistamos turistas, mas não tivemos coragem de enfrentar a  encosta íngreme.

Aves marinhas
Paramos para apreciar a beleza  das encostas íngremes

Chegamos até o portão das instalações do farol, mas era proibida a entrada.

Escolhemos a volta por uma caminho mais longo, circundando o morro, mas nos deparamos com solo arenoso, nossos calçados ficaram  bem embarrados!